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Fev
19
2025
5 TENDÊNCIAS PARA PEQUENOS NEGÓCIOS EM 2025
Há quem diga que o ano só começa depois do Carnaval, mas como a gente sabe que quem empreende não pode perder tempo, listamos tendências para 2025. Confira algumas dicas e como aplica-las.
Fonte: Sebrae
1 - Digitalização: Você já está vendendo online?
Quase 90% dos consumidores já compram online regularmente.
Investir em um e-commerce (loja online) ter permite vender para o Brasil inteiro. Já as ferramentas de automação, te fazem vender 24 horas por dia, todos os dias.
Como começar:
- WhatsApp Business: crie um catálogo de produtos e faça vendas por lá;
- Instagram e Facebook Shop: use as redes sociais para mostrar e vender produtos.
- Marketplace: analise cada possibilidade (Mercado Livre, Magazine Luiza e Amazon, entre muitos outros, por exemplo) e veja as condições de vender por eles.
- Linhas de pagamento: existem diversas ferramentas que simplificam os pagamentos online.
2 – Sustentabilidade também vende!
64% dos consumidores preferem marcas comprometidas com o meio ambiente. Divulgue o que você está fazendo nessa área ou analise o que pode vir a fazer para se engajar nessa linha.
Para pequenos negócios, práticas sustentáveis, como economia circular (é um modelo de produção e consumo que visa reduzir o desperdício e promover o uso sustentável de recursos) não só atraem clientes, mas reduzem custos e fortalecem a marca.
Como começar:
- Reaproveite materiais: usando sobras para criar coisas novas.
- Embalagens sustentáveis: substitua os descartáveis por opções reaproveitáveis ou biodegradáveis.
- Reciclagem: crie pontos de coleta de reciclagem e, a depender da sua área, incentive a devolução de produtos usados.
3 – Novos perfis de consumidores e novas oportunidades
Em 2025, o comportamento do consumo será moldados por dois perfis de consumidores:
- Os Redutores: que valorizam a sustentabilidade, o comércio local e o apoio à comunidade
- Neoniilistas: que buscam autenticidade de inovação
Destaque-se com práticas éticas, ofertas personalizadas e conexões genuínas.
Como começar:
- Pesquise e entenda as expectativas desses consumidores e alinhe sua marca a eles. Assim, você fortalece o engajamento e a lealdade.
Você já sabe o que seus clientes atuais valorizam?
4 – Inteligência artificial é sua aliada
A IA não é só para grandes empresas. Pequenos negócios podem usá-la para automatizar tarefas, reduzir custos e melhorar o atendimento.
Cerca de 35% das empresas já estão usando IA para serem mais eficientes.
Como começar:
- Atendimento: use chatbots de IA no WhatsApp e redes sociais para responder perguntas frequentes e agilizar o atendimento.
- Estoque: a IA pode te ajudar a prever sua demanda, evitando desperdícios ou falta de estoque.
- Controle de compromissos: organize melhor seus compromissos e evite faltas ou atrasos de pagamentos.
Dica extra: explique seu negócio e seus desafios para a IA e pergunte como ela pode te ajudar. Vai se surpreender.
5- Resiliência em tempos de desafios:
Em cenários instáveis, a gestão de risco é essencial para reduzir vulnerabilidade e garantir estabilidade.
Prepare-se: encontre alternativas financeiras.
- Como fazer: medidas como seguros contra desastres e diversificar as fontes de receitas são passos fundamentais para minimizar riscos e proteger a saúde financeira da empresa.