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  • Fev

    19

    2025

5 TENDÊNCIAS PARA PEQUENOS NEGÓCIOS EM 2025

Há quem diga que o ano só começa depois do Carnaval, mas como a gente sabe que quem empreende não pode perder tempo, listamos tendências para 2025. Confira algumas dicas e como aplica-las.

Fonte: Sebrae

 

1 - Digitalização: Você já está vendendo online?

Quase 90% dos consumidores já compram online regularmente.

Investir em um e-commerce (loja online) ter permite vender para o Brasil inteiro. Já as ferramentas de automação, te fazem vender 24 horas por dia, todos os dias.

Como começar:

  • WhatsApp Business: crie um catálogo de produtos e faça vendas por lá;
  • Instagram e Facebook Shop: use as redes sociais para mostrar e vender produtos.
  • Marketplace: analise cada possibilidade (Mercado Livre, Magazine Luiza e Amazon, entre muitos outros, por exemplo) e veja as condições de vender por eles.
  • Linhas de pagamento: existem diversas ferramentas que simplificam os pagamentos online.

 

2 – Sustentabilidade também vende!

64% dos consumidores preferem marcas comprometidas com o meio ambiente. Divulgue o que você está fazendo nessa área ou analise o que pode vir a fazer para se engajar nessa linha.

Para pequenos negócios, práticas sustentáveis, como economia circular (é um modelo de produção e consumo que visa reduzir o desperdício e promover o uso sustentável de recursos) não só atraem clientes, mas reduzem custos e fortalecem a marca.

Como começar:

  • Reaproveite materiais: usando sobras para criar coisas novas.
  • Embalagens sustentáveis: substitua os descartáveis por opções reaproveitáveis ou biodegradáveis.
  • Reciclagem: crie pontos de coleta de reciclagem e, a depender da sua área, incentive a devolução de produtos usados.

 

3 – Novos perfis de consumidores e novas oportunidades

Em 2025, o comportamento do consumo será moldados por dois perfis de consumidores:

- Os Redutores: que valorizam a sustentabilidade, o comércio local e o apoio à comunidade

- Neoniilistas: que buscam autenticidade de inovação

Destaque-se com práticas éticas, ofertas personalizadas e conexões genuínas.

Como começar:

  • Pesquise e entenda as expectativas desses consumidores e alinhe sua marca a eles. Assim, você fortalece o engajamento e a lealdade.

Você já sabe o que seus clientes atuais valorizam?

 

4 – Inteligência artificial é sua aliada

A IA não é só para grandes empresas. Pequenos negócios podem usá-la para automatizar tarefas, reduzir custos e melhorar o atendimento.

Cerca de 35% das empresas já estão usando IA para serem mais eficientes.

Como começar:

  • Atendimento: use chatbots de IA no WhatsApp e redes sociais para responder perguntas frequentes e agilizar o atendimento.
  • Estoque: a IA pode te ajudar a prever sua demanda, evitando desperdícios ou falta de estoque.
  • Controle de compromissos: organize melhor seus compromissos e evite faltas ou atrasos de pagamentos.

Dica extra: explique seu negócio e seus desafios para a IA e pergunte como ela pode te ajudar. Vai se surpreender.

 

5- Resiliência em tempos de desafios:

Em cenários instáveis, a gestão de risco é essencial para reduzir vulnerabilidade e garantir estabilidade.

Prepare-se: encontre alternativas financeiras.

  • Como fazer: medidas como seguros contra desastres e diversificar as fontes de receitas são passos fundamentais para minimizar riscos e proteger a saúde financeira da empresa.