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Jan
30
2019
3 caminhos para uma boa gestão digital da loja
Saiba como o bom uso da tecnologia ajuda a facilitar as operações no ponto de venda, melhorar a experiência de compra e tomar decisões que influenciam positivamente a dinâmica do negócio
No cenário cada vez mais competitivo do varejo, contar com soluções tecnológicas que facilitem as operações no PDV e melhorem a experiência do consumidor, não só otimizam as vendas como melhoram a análise de dados que influenciam esses indicadores.
Por isso a tecnologia na gestão da loja é fundamental para impulsionar cada modelo de negócio, segundo Alex Marques, diretor da Data System (especializada em softwares de gestão para o varejo de calçados e vestuário). Mas é preciso ter clareza, ele alerta: afinal, ainda há lojistas - em especial os pequenos - que não sabem qual a ferramenta tecnológica ideal para dar esse impulso.
MOBILIDADE
Uma pesquisa da FGV de abril de 2018 apontava que havia mais 220 milhões de smartphones ativos no Brasil - ou seja, "há mais celular do que gente", como enfatiza Alex Marques. Então, porque não colocar um aplicativo da sua loja na mão do cliente, de modo a interagir e manter um relacionamento mais próximo?
Outra estratégia recomendada seria um app para o vendedor, por exemplo, para consultar metas semanais, tíquete médio ou ranking de vendas.
ANÁLISE DE DADOS
Se hoje estamos na era da informação, não ter acesso a ela é um risco. Inclusive nos negócios, em que dados mal administrados pode atrapalhar a tomada de decisões.
Contar com um sistema de análise de dados é a forma mais fácil de identificar oportunidades (o que vende mais e para quem) e riscos (o que vende menos, por exemplo) de acordo com o dinamismo do negócio. Um exemplo de sistema é uma ferramenta que interligue:
• indicadores de vendas
• saída dos produtos
• informações sobre comportamento do consumidor
LOJA VIRTUAL
No primeiro semestre de 2018, o e-commerce brasileiro faturou R$ 23,6 bilhões, segundo a Ebit – uma alta de 12% em relação a igual período de 2017. Mesmo com 4,5% de participação nas vendas do varejo, e ainda longe dos mercados americano e chinês – de 10% e 20%, respectivamente , não dá para ignorar esse canal de vendas.
"Ele só não avança mais por aqui por conta das dificuldades logísticas e fiscais", afirma Marques.
Porém, mais do que ter uma loja virtual bem estruturada para faturar no e-commerce, é preciso estar presente no ambiente digital:
• buscar informação e relacionamento nas redes sociais de forma profissional
• investir em treinamento e diferenciação entre o ambiente físico e o digital para estruturar sua base de clientes online
"Quem gasta dinheiro para abrir uma loja virtual, mas não dá a devida atenção para esse consumidor, vai ter problemas. Inclusive de imagem", alerta o especialista.
Fonte: Diário do Comércio